ar.ro.gân.cia

ar.ro.gan.te
adj m+f (lat arrogante) 1 Altivo, insolente, soberbo. 2 Brioso, corajoso, intrépido, valente. 3 Airoso, galhardo, majestoso.

Arrogante geralmente é entendido como uma ofensa pra quase todo mundo. Pras pesssoas arrogância é um defeito dos mais graves e não uma qualidade que é mal interpretada.

Como o Michaelis ai em cima pode bem mostrar, arrogância não é só sinônimo de coisas ruins (não vou mentir que fui conferir o significado de algumas dessas palavras, que nunca tinha ouvido falar na vida, mas ok, isso não vem ao caso) mas também de certas qualidades que muita gente consideraria indispensáveis a qualquer pessoa que se preze.

Dito isso, somos todos arrogantes de uma maneira ou de outra, não?

Cada um sabe aonde, quando e como rende mais. No trabalho ou em qualquer outra parte da vida. E saber disso e agir em cima disso não te torna uma pessoa ruim ou pior do que qualquer outra. Existem arrogantes e existem idiotas. Ainda acho que a maioria das pessoas não sabe diferenciar um do outro, embora existam (e em grande número) os arrogantes idiotas. Mas boto fé nas minhas próprias estatísticas, segundo as quais o número de idiotas ultrapassa qualquer outra categorização individual existente ou que será inventada em algum e qualquer futuro próximo. Para comprovar isso é só olhar pro seu lado. Se não tiver nenhum imbecil do seu lado é porque: 1. você está sozinho ou 2. você tem sorte, muita sorte.

Conheço pessoas bem arrogantes e que não são más nem idiotas por isso. São só pessoas que sabem da sua capacidade e sabem dela comparada com a das outras pessoas, razão pela qual a soberba se torna mais clara e óbvia. Ninguém é melhor pessoa que ninguém. Mas alguns são melhores em algumas coisas que outras. Ué, a vida é assim. Get over it, sabe?

Como diz aquele chavão tosco, o primeiro passo é admitir. Assumir sua própria arrogância é um passo importante para uma melhor compreensão das relações. E como todo mundo sabe, a dinâmica das relações é tudo nessa vida. Porque os arrogantes sabem os limites de si mesmos. Sabem dizer chega quando essa hora está na porta. Saber como fazer melhor mas também saber quando alguém pode te ensinar alguma coisa.

O problema disso tudo são as expectativas que esse saber traz junto. Expectativas que somente um idiota poderia pensar que serão um dia completadas.

Advertisements

3 responses to “ar.ro.gân.cia

  1. Éfe,

    Primeiro: não concordo que o arrogante sabe seus limite e dizem chega quando eles chegam. Uma pessoa arrogante pode não querer admitir que esses limites existem pq a levaria a admitir um fracasso (o que me leva ao segundo ponto);
    Segundo: consigo ver muita relação com o que você disse aqui com o seu post anterior (mas isso fica pra outra conversa);
    Terceiro: ei cara, eu usei esse “chavão tosco” com você em uma conversa da semana, é pra se ofender?

    É isso aí… Sempre espaço pra uma discussão saudável, né cara?

    • Tem relação sim com o de antes e não, cara, não é pra se ofender, né, poxa.

      Sempre saudável, claro. Discordâncias são sempre legais.

  2. eu diria que os arrogantes acham que sabem seus limites…

    enquanto houverem pessoas, lugares e situações a conhecer, acho difícil falar sobre auto conhecimento nesse nível

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s