Incoerência natalina

Faz tempo que não tenho mais nenhum sentimento especial com a aproximação natalina. Antes, quando pequeno, achava legal e tal. Não mais. A não ser pelas consequências práticas que isso me traz: cidade mais vazia, coisas funcionando até mais tarde, comer cabrito, comer tender e comer cerejas (sim, comer me deixa muito feliz).

Curioso que o Natal é um feriado cristão. Dã, que óbvio, alguns podem pensar. Sim, é bem óbvio mesmo. Mas fiquei pensando que isso traz uma certa incoerência à minha vida. Porque, embora não acredite nessas paradas, eu até falo Feliz Natal para algumas pessoas, compro até uns presentes aqui e acolá. O coerente seria eu simplesmente ignorar a existência disso e só comer meu cabrito em paz, não?

E a incoerência incomoda.

Ainda sucumbo a essa convenção social do dizer Feliz Natal. Se fosse assim deveria sair por ai dizendo Feliz Dia da Consciência Negra, Feliz Dia do Trabalhador, Feliz Dia Sei Lá Do Que. Mas não. É só Feliz Natal mesmo.

Nem sou daqueles que defendem que o Natal é um feriado capitalista, feito para vender mais coisas e tal. Não sou um dos que acham que Papai Noel é um porco do mal (embora curta a música dos Garotos Podres). Só acho ele um velhinho bizarro, com péssimo gosto para roupas. Nunca entendi porque Papai Noel traz presentes e não Jesus himself.

Enfim. O Natal está ai e não há como negar. Pelo menos as luzes que a Prefeitura colocou nas árvores esse ano são mais bonitas, branquinhas e tal. Um feliz e incoerente Natal pra quem está por ai

2 responses to “Incoerência natalina

  1. Vinícius de Melo

    Achei que só eu tivesse percebido que a cada ano a “magia” do Natal está mais distante da data. Pra mim, o Natal passou a ser algo mecânico até.

  2. Pois é. E se fosse para seguir a coisa religiosa de fato, num era nem para Papai Noel e nem Jesus trazerem os presentes, e sim os reis magos (sim estudei em colégio de freira!). Acho q isso seria no dia 06/01…

Leave a Reply

