Sobre sorrisos grátis

Mais uma visita surpresa ao hospital. Não é nada grave, ninguém morreu e nada aconteceu. É só pra explicar como todo esse pensamento surgiu. Hospitais são lugares engraçados. Eles colocam grandes placas dizendo que acompanhantes não podem permanecer junto dos pacientes e blablabla. Mas em dias como esse, domingo de noite com pouca gente, tudo é permitido. Onde antes eu não poderia pisar agora eu posso até sapatear se assim eu quiser e souber.

Ok. Isso não vem ao caso. A questão é que estava lá ocupando uma cadeira/maca quando chega um casal com uma filhinha doente, chorando e com cara de resfriada. Óóóuuunnn, tadinha dela. Sim, eu pensei isso. Vendo que não tinham duas cadeiras juntas, levantei, coloquei meu melhor sorriso de simpatia e disse que eles podiam sentar juntos ali.

Os dois agradeceram e sentaram com a menininha, que chorou e fez o diabo pra tomar umas gotinhas na boca (grow up, né?!). Na saída, a mulher levantou e disse um “muito obrigado” sorridente, feliz e sincero. Tudo isso em retribuição ao meu gesto gentil e ao meu sorriso gratuito.

Claro que essa é uma situação que muita gente passa diariamente, ao dar o assento pra velhinha no metro ou no ônibus, ou sei la em qual situação. Mas a questão aqui é que fiquei pensando que sorrir mais pras pessoas alheias faz bem. Não preciso andar sempre com uma cara de mal humor, embora isso possa funcionar muito bem como um charme pessoal. Ser simpático, sorrir, fazer mini boas ações podem te fazer bem. Fazem bem pros outros e te fazem bem, então porque não fazer mais?

Claro que isso é um paradoxo muito louco. Porque é muito mais fácil ser simpático e distribuir sorrisos grátis pra desconhecidos, tipo o casal + filhinha do hospital do que fingir um sorriso praquela colega de trabalho idiota e imbecil, ou o segurança do prédio que se acha no direito de barrar pessoas por falta de um cartão estúpido ou pessoas desse tipo, que dominam essa terra bizarra.

Mas ao mesmo tempo que é mais fácil ser legal com desconhecidos na teoria, criar de fato essa conexão mínima (já que são seus músculos da face fazendo o mínimo esforço) é muito difícil. Falta vontade, falta empatia, falta alguma coisa pra isso se tornar um hábito.

Talvez esteja na hora de quebrar essa barreira. Sorrir mais. Essa é a nova missão. Reporto resultados depois de um tempo.

9 responses to “Sobre sorrisos grátis

  1. Nao acredito, Garrido… Você vai mudar a esse ponto? Tipo sorrir gratuitamente por aí?
    O.o Boa sorte!!! ;P

  2. Aproveite seu sorriso , ele é incrível.

  3. Camila Andrade Vaz

    Eu juro que fiquei muito feliz de ler esta postagem… a cara de mal humorado é charme?? kkkkkkk os sorrisos cativam muito!

    Boa noite.

  4. sorrir é a palavra de 2010

  5. quando vc citou esse texto no twitter, fiquei louca pra vir ler. essa é a filosofia da minha vida. um sorriso abre portas. e é capaz de fazer do meu dia que tá uma bosta, ficar beeem mais bonito e feliz. :)

  6. só digo isso… tenho medo de ser simpática às vezes…

  7. éfe, vc faz tanto sucesso com as mulheres. me impressiono. Rabisco, essa deve ser sua palavra para 2010. O sorriso é só um meio.

  8. F muito bom o texto. E vc sabe mto bem que apesar de eu sorrir gratuitamente, os elogios não são na mesma intensidade.
    =)

  9. “Mas ao mesmo tempo que é mais fácil ser legal com desconhecidos na teoria, criar de fato essa conexão mínima (já que são seus músculos da face fazendo o mínimo esforço) é muito difícil. Falta vontade, falta empatia, falta alguma coisa pra isso se tornar um hábito.”

    ñ tive como evitar o foco da minha atenção se voltar p/ esse trecho… e só tenho uma palavra a dizer: Intimidade!

    (acho q nossa conversa de hj deu um mini update no status desse post… )

Leave a Reply

