Aquele post sobre morte e religião … mas sem religião dessa vez

Pessoas tem medo de tudo. Uns de cachorros, outros de avião, outros de iorgurte e alguns de espíritos. Quando era menor eu era medroso, tinha medo de pular a cerca do meu prédio, que tinha aquelas lanças pontiagudas. Um amigo tinha uma cicatriz enorme na barriga por ter pulado errado a parada e tinha ficado preso na maldita lança do mal. Então a lembrança da cicatriz me botava medo.

Ok, depois aprendi que tinha que ser muito burro pra ficar preso na grade e que com cuidado era muito sussa pular a tal cerca. Foi um grito de liberdade o pulo da cerca, mesmo que fosse infinitamente mais fácil andar 20 metros pro lado e sair do prédio pelo portão de pedestres, como qualquer ser inteligente faria.

Mas enfim… nunca fiquei preso, minha barriga não tem cicatriz nenhuma e o medo de lanças se foi. Mas um dos medos que nunca se vai é o de desconhecer o fim disso aqui. Não do post, nem do blog, mas disso aqui tudo. Tudo isso que é conhecido como F. Garrido.

Eu antes falava que eu tinha medo de morrer, mas pensando melhor sobre o assunto, não sei se é a melhor forma de explicar essa parada. Não tenho medo exatamente de morrer agora, daqui cinco minutos ou amanhã ou daqui a 60 anos. Não tenho medo de morrer queimado, afogado, com um tiro ou coisas do tipo (embora todas essas alternativas se enquadrem no time das coisas desagradáveis), mas me angustia pensar que ok, morri e acabou e só.

Não me refiro a querer fazer algo que deixe um legado por aqui, ser famoso para que se lembrem de mim nem nada disso. É mais uma parada egoísta mesmo. Não queria só morrer e pronto. Tipo tudo o que eu vivi se vai a partir do momento que eu morro? Poxa, Universo, not nice esse seu desfecho, hein? Se eu pudesse escolher, queria que quando morresse pudesse ficar lembrando das coisas. O que me dá medo é isso: vivemos um monte de coisas aqui para simplesmente esquecer depois. A morte, me parece, é tipo um Alzheimer anunciado. E como todos podemos imaginar, Alzheimer não é nada legal, anunciado ou não.

Texto: F. Garrido

Advertisements

6 responses to “Aquele post sobre morte e religião … mas sem religião dessa vez

  1. eu sempre achei uma merda essa coisa toda de morrer. tenho o mesmo ‘medo’ que vc explicou no post.
    a gente estuda, trabalha paporra, junta dinheiro pra comprar aquela coisa legal que vai fazer a gente feliz e, talvez, no meio disso tudo a gente morre. QUE MERDA! pra que tudo isso então né?
    …not nice MESMO.

    mas ok, eu ainda estou viva. OBRIGADA DEUS!

  2. Olá !!
    É a 1º vez q vejo o post … e vc disse TUDO o q penso … como q as coisas podema acabar no nada ? será q vamos ser lembrados pelos nossos netos,bisnetos! enfim, é uma coisa q sempre me pergunto ! e sempre me aflinge !!!
    Ah, adorei o blog !! =)

  3. acho que falta um pouco de religiao na sua vida, isso sim.

  4. concordo, se tivesse religião na sua vida (e no post) esse medo estaria mais amparado.

    éfe, vai ser psicólogo na vida, cara. penso em várias coisas quando vc filosofa sobre assuntos como esse. acho que psicologia é minha religião e acho que vc é quase que um caso clínico (sem querer ofender).

  5. Esse texto me fez lembrar do Boaventura.. li qdo preparava a bibliografia do tcc. (Ñ achei q fosse sentir saudade disso tão rápido…rs)

    É um texto – incrível, por acaso – q ele fala sobre a sociologia das ausências e das emergências .. lá tem duas frases do Bloch (outro autor q ele referencia), super p/ se pensar, em relação ao contexto aqui q vc propõem:

    “Ser humano é ter muito diante de si”

    “junto de cada esperança está um caixão à espera”

    Mas esse papo ficou mega cabeção p/ minha manhã de domingo… se quiser(em) depois continuamos no tete-a-tete.

    Então pronto F, “back to u”, comentei!

  6. diferenciado…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s