Histórias alheias

Todo mundo tem uma boa história que não é sua. São aquelas que começam com um “eu tenho um amigo” ou um “lembro que ele foi…”. Mas existe alguma ética na hora de espalhar esses pequenos contos reais alheios?

Eu sempre fico na dúvida se conto ou não conto. Porque se a pessoa conhece o personagem da parada pode ser que ele, o protagonista, não queria que ele, o ouvinte, ficasse sabendo, seja lá por qual dos milhões de motivos (bons ou ruins) que pode existir.

Por outro lado, se a pessoa não conhece o participante, pode ser que um dia esse encontro aconteça e daí pode vir a frase “ah, é você então que tava sem calça no carro e blablabla”?

Não é uma decisão tão fácil e universal assim. Existem as pessoas que você sabe que nunca vão se encontrar e daí saimos por ai contando tudo o que podemos ou achamos relevante, ainda que o universo e seu senso de humor ainda podem vir te cobrar o preço num futuro próximo ou distante.

Mas acho que sou meticuloso quanto a isso, ao passo que o resto talvez não o seja. Ouvir o espalhar de histórias bizarras de pessoas conhecidas mundo afora me incomoda um pouco, mesmo que não incomode quem por direito é o único que pode se incomodar de fato.

E admito que histórias alheias geralmente são melhores que as nossas próprias. É tipo o jardim do vizinho que é mais verde. Ou as mais gostosas e bonitas que não estão com você. Tudo no fim cai na insatisfação eterna. Até nos contos da vida.

Por isso, um dia ainda conto a história que não é minha da puta que menstruou no carro. Clássica!

Texto: F. Garrido

3 responses to “Histórias alheias

  1. eu sempre conto histórias alheias… às vezes até me confundo e acho que são minhas.

  2. conto histórias dos outros, às vezes não tão bem, outras mudando um pouco.

    e já achei que uma cena que vi na tv tinha acontecido comigo (só lembrei depois).

  3. conheco otimos contadores de historias pra quem n faz diferenca ser historia pessoal ou de terceiros

Leave a Reply

