A história do garoto pontual e irritado que mudou e desmudou

Fernando era um garoto pontual. Sempre no horário desde quando conseguia lembrar que existia. Não gostava de atrasar e odiava quando atrasavam com ele. Quando namorava odiava quando ligava e esperava 10 minutos na porta, mas não achava que isso era culpa específica de uma pessoa, todo mundo atrasava na verdade.

Compulsão por mini planejamentos era uma das características marcantes nele. Talvez não para todos mas dentro de si ele sabia que isso era uma marca das importantes na hora de se auto analisar. “Ok, 15 minutos pro banho, dá pra ouvir 3 músicas, ler uns emails, assistir um pedacinho de Friends e ir pro banho – 15 minutos de banho – 15 pra se trocar e se arrumar – 35 minutos pra chegar”. E lá ia ele para selecionar 3 músicas, ligar a TV no seriado legal e ler uns emails. Não chegava a contar os minutos do banho mas tinha a noção de quanto eram 15 minutos. E no horário previamente combinado lá estava ele no lugar. Geralmente o primeiro.

Fernando era também um garoto facilmente irritável. Não acreditava em inferno astral. Não entendia a lógica de astros influenciando a personalidade ou o humor de alguém. “Se fosse assim, todo dia ia ter um monte de gente na bad suprema, todas do mesmo signo ou coisa que o valha”. Mas desencanou de discutir isso, porque todo mundo simplesmente acreditava na parada e pronto. Aceitou isso como um salto de fé, mais um que ele não conseguia ter, embora de vez em quando pegasse a si mesmo lendo o horóscopo do dia e pensando “fuck, pode ser coincidência só…” e rindo marotamente para si mesmo depois.
Acreditava que dias ruins e dias bons são a essência da vida e que um dos muito ruins perduram por mais que 24 horas, fudendo os dias seguintes, dando a impressão do dito “inferno astral”. Mas é só algo bom acontecer para que tudo volte ao “astral celestial”.

Em uma das semanas que começou com um dia ruim nada parecia dar certo pra ele. Todo mundo atrasava. A comida estava sempre ruim. Horários não batiam. O trabalho não dava certo. Seus aparelhos eletrônicos ia para um lugar melhor. Chutes tortos no futebol. Amigos irritando. Pessoas irritando. Calor irritando. Tudo errado. “Todo cagado” alguns poderiam pensar.

Mas daí Fernando resolveu que de inferno astral, falso mesmo, ele estava cheio. “Ok, universo, pode vir!” ele gritou exaustivamente aos céus numa bela manhã.

E assim Fernando se tornou uma pessoa melhor, menos irritável, mais compreensivo.

Mas tempos depois algo estava errado com ele. Aceitando os atrasos, chegando por último nos lugares, aceitando a falta de tempo dos outros, aceitando o calor, aceitando tudo aquilo que o irritava antes, Fernando realizou que de nada valia somente dias bons perante a falta dos ruins. E assim ele voltou ao que era antes.

Reclamando dos atrasos. Não gostando dos tempos loucos variantes de cada um. Irritável com facilidade. Adicionou até alguns itens a essa lista de “qualidades” que o definiam como pessoa. E foi assim até o fim dos seus dias por aqui. Quando lembram dele sempre falam “Ah, mas ele era tão pontual!”. E ele sorri marotamente seja lá da onde as pessoas que morrem ficam.

Fim.

Texto: F. Garrido

Ao sabor de sorvete com kiwi

Advertisements

3 responses to “A história do garoto pontual e irritado que mudou e desmudou

  1. olha eu sendo a primeira a comentar de novo…

    minha impressão foi: você falou da primeira semana de agosto e depois tentou prever o futuro… ou então essa mudança de humor aconteceu só por uma quinta-feira e acabou antes do final do dia. é éfe, mas a gente não precisa ser perfeito. o fernando pode se aceitar e ser feliz.

  2. Acho q podia ser o garoto q “mudou e re-mudou”. Todo apoio às mudanças, rotina rotineira envelhece… e faz parte do desapego:
    “não tenho nada a perder!!” (pá pá pá – tiro p/o alto!)

    “caga na tampa! e sapateia!”
    Melhor isso, do q ter um saco de azia!

    É bom vc ser, assim… Fernando, vc é um gerúndio! rs

  3. então isso é pra você! http://meme.yahoo.com/rebiscoito/p/qlOblAg/

    [aliás, pro Fernando. O garoto pontual]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s