Ó Grande Universo, me explica?

“A insatisfação move o homem” by Petreca Senior.

Grande frase essa. Resume bem as motivações, as direções e as escolhas tomadas por todos nós em algum momento da vida. E é possível estar de fato completamente satisfeito com tudo na vida? Claro que existem momentos de pura felicidade, de puro êxtase, onde nada mais importa e você fala “poderia morrer feliz agora mesmo”. Mentira. Você ia morrer e ia ficar na bad por ter morrido e deixado pra trás várias coisas.

O homem é insatisfeito por natureza. Caminhamos sempre rumo a desordem, é o processo natural da vida, das coisas, da natureza, do Universo. Se manter organizado é que dá trabalho, gasta energia e tempo. Tudo bem que eu acabei de aprender isso com a segunda Lei da Termodinâmica, paradas de entropia e tal, e posso estar sendo influenciado pelo conhecimento recém-adquirido, mas penso que o que vale pro Universo deve valer pras pessoas também, num nível mais psicológico, mas deve, não? Tudo deve se conectar no fim das contas.

Não sei se é por algo maior, Deus ou deuses, Titãs ou carma talvez, vai saber. Não sei como tudo se conecta ainda, mas existe ordem no caos. Sempre. Existe um motivo pra desordem, pro rompimento dos hábitos comuns, existe motivo pra insatisfação, enfim. E depois vai vir outra insatisfação e depois outra e depois outra.

“E isso nunca acaba?” alguém pode pensar. Pensar no fim antes de qualquer coisa não faz sentindo nenhum. Pode ser que você morra feliz afinal e daí não vai sofrer com a próxima quebra da rotina. Quem sabe?

Texto: F. Garrido

Ao som de Six Degrees Of Inner Turbulence (Dream Theater)

Advertisements

4 responses to “Ó Grande Universo, me explica?

  1. e isso nunca acaba?
    não gostei desse final sem resposta.
    quero a solução!

  2. Isso nunca acaba. É o movimento natural das coisas. Acredite. HAuahuahaa.

  3. Rachel Arduin

    É sempre tudo culpa da energia, ou da falta dela.rs
    Afinal, ela é o fator limitante mais relevante para um ecossistema…
    Como disse Einsten, “para manter-se em equilibrio, é preciso estar em movimento”.
    Talvez a insatisfação e constante busca sejam necessárias para chegarmos a uma satisfação próxima a plena. Pelo menos serve para sabermos o que não é legal, e tentar ir atrás do mais legal…
    Muy complexo, acho q me enrolei toda!

  4. Bruna Petreca

    nossa… frase célebre. Seu Juju atrás da porta!

    tinha esquecido de comentar… e por falar em esquecer, eu acho q o homem é insatisfeito pq tem memória, e com isso cria parâmetros a serem atendidos, expectativas… e fica nessa busca constante do “melhor do q já está”… e acho um monte de outras coisas que já fiquei cansada só de pensar em escrever… então beijos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s