Sonhos voltem aqui (e a história dos neurônios espelho)

Perdi todos os meus sonhos. Não, não é que alguém arruinou as minhas chances de ser sei lá, um astronauta. Meus sonhos, nas as aspirações, simplesmente se vão no momento em que acordo. Mas isso é normal, não? Todo mundo fala “putz, sonhei isso e aquilo, mas não lembro direito e blablala”. Sempre que isso acontece eu lembro vagamente que era algo mó legal. 

Eu já sonhei que eu morria de diversas formas, desde afogado, passando por caindo livremente, até levando um tiro ou coisa do tipo. Esses eu sempre lembro, mas porque os sonhos das histórias complexas e aparentemente geniais eu nunca lembro?

E porque nos sonhos a gente sempre acha que a história que estamos participando é genial? Eu tenho pelo menos 3 sonhos recorrentes que eu sempre penso que dariam um filme fudido. Pena que nunca lembro direito. Sei que um envolve pessoas correndo em telhados. Fuck, gênio, não? =) NOT!

Sério, a mente é algo bizarra demais. Tipo os bocejos. Sonhos e bocejos, tudo a ver. 

Porque bocejamos ao ver outra pessoas bocejando? Procurei na internet mas não achei a resposta pra essa dúvida universal (talvez na minha aula da Vida no Contexto Cósmico eu aprenda isso também). Deixo então duas teorias:

1. “É tudo uma questão de neurônios-espelho. Sabe quando a gente é criança e a gente aprende as coisas por mimetismo? A gente vê as outras pessoas fazendo e repete? Neurônios-espelho! É a mesma coisa com o bocejo! Mas eu deduzi isso!” – por Bruna Petreca. 

2. “Ainda há o aspecto sobrenatural do bocejo. Determinadas crenças acreditam que o bocejo é a conexão das almas de cada pessoa. Quando uma pessoa boceja, o reflexo humano é de, em circunstâncias complexas, sem nenhuma percepção aparente, bocejar em resposta. A sobrenaturalidade pode ser observada quando em proximidades espaciais, mas sem nenhum contato direto, esse efeito ocorre.” – por google-wiki-bocejo.

Não sei, estou confuso, são duas ótimas explicações. 

E por sinal, não lembro do sonho de hoje, sei que estávamos todos numa casa, só que éramos meio do mal. Acho que atirei em alguém, mas não lembro.

Sonho, vá pro inferno. 

Texto: F

Ao som de The Bends (Radiohead)

3 responses to “Sonhos voltem aqui (e a história dos neurônios espelho)

  1. Nesse comentário eu vou “fazer meu nome” indicando uma super referência
    Título da reportagem: “Bocejo de humanos contagia cães, diz estudo”
    http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/08/06/ult4432u1524.jhtm

    Sono do pântano contagiado tudô e todos, até os canits!!

    Beijos

  2. a Bruna tem razão éfe (vide aula de neurologia para psicologia do primeiro ano)…

    agora, sobre seus sonhos, uma dica, sonhos recorrentes devem ser investigados…

  3. Bruna Petreca

    Hahahaha… boa Bel!

    E como assim vc decora oq eu falo em momentos desconexos??? Muy peligroso! Pena q fora do contexto perdeu muito do inusitado!

    Depois dessa conversa, até procurei a referência que me levou a essa constatação… rs (bizarro é q eu li isso há, exatamente, um ano atrás – 06/04/08… por isso eu tinha esquecido q sabia! rs).

    Se quiser desmitificar os sonhos, é uma das especialidades do Seu Juju!

Leave a Reply

