Musical Instrument Digital Interface

Antes do Post em si, Parabéns Éfe! Você é o cara! Tenha um belo aniversário… Apesar de ser 1 de Abril, é verdade. É aniversário do mano Éfe. Sem enganar o bobo na casca do ovo.

Oh fuck. Fazia muito tempo que eu não entrava nesse querido blog. Passei uma cara lendo tudo o que eu não tinha lido. Eu sei que o blog também é meu. Tá, eu sei que eu devia ver isso mais vezes, mas minha vida tá muito louca, vai. Acorda, trabalha, almoça rápido, faculdade 2, academia. Tenho até faltado nas aulas da USP e jogado menos bola, já que eu fodi meu pé. E ainda assim tô na loucura. Mas não se pode reclamar de tudo. A vida movimentada pode acabar com a paz, mas traz frutos bons. Minha vó diria que eu estou construindo meu futuro, eu diria que tô curtindo fazer muitas coisas e aprendendo a gostar de aprender pequenas coisas.

Na faculdade de tarde, por exemplo, voltei a estudar física. Calculo delays, comprimentos de onda, cancelamento de fase e outras paradas sonoras. White noise, pink noise, uhuu! Aprendo história. Ars Antiqua, Ars nova, renascimento espanhol, português, italiano. Ópera. Mas tem uma matéria muito peculiar: Tecnologia MIDI…
What the fuck, MIDI! Aqueles sonzinhos de bate-papo UOL e karaokês japoneses? Óbvio que eu não achava isso só. Sabia que era uma parada musical tecnológica e que vários manos usavam para várias coisas divertidas e até meio bizarras. Sons sintéticos e robóticos talvez? O caralho. MIDI é muito mais, é tipo Deus. Ele pode controlar o mundo, se o mundo tiver uma entrada MIDI. Pode controlar até sua mãe. Você aperta um botão e ele lança um comando NOTE ON. Sua mãe levanta o braço.

Faltei em uma aula ou outra dessa matéria. Quando voltei a uma aula dessas, me deparei com um maravilhoso teclado que não produzia som. Aí percebi que estava diante da parada mais genial do mundo. Sério, a porra do controlador MIDI é tipo um teclado com mil knobs giratórios e faders e pads. Tudo isso programável! O professor explicou umas paradas lá, interessantes, mas que não vêm ao caso. Se quiserem saber mais, entrem na wikipedia e descuram a magia.

Se liga nas possibilidades. muitas paradas pra mexer...

Se liga nas possibilidades. muitas paradas pra mexer...

Aí ele abriu, no computador, uns programas com sintetizadores. Tocou umas notas e pronto. “Quero uma porra dessas”, pensei. Sons bizarros e modulados na hora! Sintetizadores, anos 80, yeah!

Mas não é só isso. MIDI não é som! MIDI é só um protocolo. Um monte de informações. Aí você coloca o som que quiser nessas informações. Ou coloca outra coisa. Você coloca o que você quiser. Manda trocar o canal da tv (isso eu não tenho certeza, até porque tvs não têm entradas MIDI), manda ligar uma luz ou desligar no palco do show (isso eu sei que dá). ou na sua casa. Certeza que Deus fez o mundo em sete dias através de um tecladinho desses…

De repente vi que o Radiohead e o Nine Inch Nails podiam estar logo ali – ou aqui, no meu PC. Desde então eu só penso nisso. Já tô até formando uma banda, mas nem sei mexer nas paradas ainda.

Meu instrumento eu já sei. Quando alguém perguntar o que eu toco, vou encher o peito e mandar: “Cara, eu toco computador”. Gênio!

Como eu sei que ninguém vai acreditar nessa maravilha, vê o que esse gordinho bigodudo consegue fazer em minutos. E ele é só um mano caipira qualquer. Aproveita e se liga no controlador. E olha que o dele só tem 25 teclas.

Também tem esse vídeo do meu professor dessa aula fazendo umas paradas loucas sozinho num show. One man band, bro.

Advertisements

One response to “Musical Instrument Digital Interface

  1. Sou careta e velhota, sei lá o que é esse tal de MIDI. Mas achei a carinha dele simpática. Me lembrou minhas aulinhas de piano aos 6 aninhos, só que em vez de tocar “cai cai balão”, ele toca o mundo… E pelo jeito, me faz levantar o braço a um simples comando. Tá aí, filho, a culpa de tudo o que faço sem pensar, hehehe. Foi o MIDI. E pára de colocar sua vó nos posts, que ele não dá tão bons conselhos assim. Pra mim ele nunca deu…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s